Livro – Behind Bars, de Elaine Gould

Se você está lendo esta postagem, provavelmente está interessado em saber mais sobre editoração musical. Por isso eu queria deixar uma dica. Na verdade uma recomendação de leitura.

Existem vários livros que abordam o assunto “notação musical”, uma pequena lista deles você encontra aqui. O último livro que saiu sobre o assunto foi em 2011 e chama-se “Behind Bars”, de Elaine Gould. Quando eu comprei só tinha esse livro em papel, mas na semana passada a editora lançou uma versão digital que pode ser adquirida para o Kindle da Amazon ou para o aplicativo iBooks da Apple.

Apesar de estar escrito em sua contracapa que o livro dá apoio aos usuários do Sibelius e outros programas de editoração musical, o livro não é direcionado para nenhum software. Nele você vai encontrar as regras de notação, as medidas que os símbolos musicais precisam ter, espaçamento, etc. Mas uma parte muito importante do livro são os capítulos que tratam da notação idiomática de cada instrumento, e ele é o único que eu conheço que fala sobre a notação para violão. E para completar, no final do livro encontramos instruções de como preparar uma grade orquestral, como preparar as partes individuais, como otimizar o layout, e muito mais.

Para mim esse é um dos livros mais completos sobre o assunto e o recomendo fortemente.

Deixe uma resposta