Boas Vindas

No ano em que ingressei no curso de música da Universidade de São Paulo tive a oportunidade de participar de um workshop sobre o software de notação musical Finale. Apesar de já conhecer o programa e saber como usá-lo, pois escrevia arranjos havia algum tempo, esse workshop abriu minha visão. Eu percebi que o que eu sabia era muito limitado e me gerou um grande interesse em aprender mais. Desde então tenho sempre procurado aprender coisas novas e continuo aprendendo até hoje, sabendo que há muitos recursos que o programa oferece que ainda preciso dominar.

Um ano depois fui selecionado para trabalhar como bolsista em um projeto do Comunicantus: Laboratório Coral para editorar arranjos para coro de alunos do Departamento de Música. Foi a partir daí, com a orientação da professora Susana Igayara, que comecei a aprender a importância de seguir os padrões editoriais e as regras de notação musical. O simples fato de planejarmos as viradas de página, por exemplo, é essencial para não perder tempo de ensaio, que é um tempo muito precioso.  Hoje é muito fácil pegar um manuscrito e transcrevê-lo em um programa de notação musical. Muitos o fazem e disponibilizam seus arquivos na internet. Porém deixam de lado aspectos técnicos importantes, por não os conhecerem, ou por achar que esses detalhes são desnecessários. Por isso encontramos muito material de qualidade ruim, por não terem recebido todo o cuidado e preocupação que os profissionais da área têm no seu trabalho. Há uma grande bibliografia que trata desse assunto e espero poder comentá-la em um momento oportuno.

Meu objetivo com esse blog é poder discutir a importância de se ter e se fazer boas edições, de poder passar um pouco do conhecimento que tenho sobre o assunto para aqueles que estão começando nessa área, e, o mais importante, ajudar a levar a música brasileira para padrões superiores através de edições de qualidade, ajudando assim a divulgar nossa música para o resto do mundo.

One Reply to “Boas Vindas”

  1. Ótima iniciativa Filipe!!! Parabéns por mais este projeto!

Leave a Reply