Dicas de Finale – #2 Metatools

Nesta postagem vou falar um pouco sobre “metatools”. Assim como na dica anterior, saber utilizar as metatools ajuda, e muito, na produtividade, ou seja, ajuda a fazer as coisas em menos tempo.

Metatools são teclas de atalho para executar uma determinada ação no Finale, e elas dependem da ferramenta que você tiver selecionado. Por isso existem muitos metatools e várias formas de utilizá-los. Hoje eu vou mostrar apenas como utilizar os metatools para adicionar articulações.

Adicionando articulações com metatools

O caminho mais intuitivo para adicionar uma articulação no Finale é selecionar a ferramenta “Articulation Tool” e clicar na nota que deseja inserir o sinal de articulação. Com isso uma janela irá abrir com todas as opções disponíveis e então é só clicar duas vezes na articulação que se deseja adicionar. Agora imagina o tempo que você irá precisar para fazer isso em várias notas e usando várias articulações diferentes. Com os metatools esse trabalho fica um pouco mais rápido.

Antes de explicar como utilizar os metatools, repare que na janela onde aparecem todos os sinais de articulação existem umas letras em azul no canto superior direito de cada símbolo. Essas são as teclas que você deverá selecionar para adicionar os símbolos correspondentes.

dicas-de-finale-2-exemplo-01

Sabendo isso, para adicionar articulações utilizando metatools, primeiro deve-se estar com a ferramenta “Articulation Tool” selecionada. Em seguida segure a tecla correspondente e clique sobre a nota. Imediatamente a articulação será inserida, sem a necessidade de ter que escolher o símbolo na janela. Assim, apenas mudando a tecla você já poderá adicionar outra articulação.

dicas-de-finale-2-exemplo-02

Por enquanto é isso. Espero que essa dica seja útil para vocês. Até a próxima!

Leave a Reply