Aprenda Editoração Musical com o MuseScore – #3 – Criando uma nova partitura

Na última postagem nós vimos como escrever as notas na partitura, mas ficou faltando falar sobre como criar uma nova partitura utilizando o MuseScore.

Assim como em outros programas de notação musical o MuseScore possui uma ferramenta para configurar a partitura que irá ser criada. Para acessá-la existem várias maneiras:

  • Na Tela de Início, que aparece logo que o programa é aberto, selecione Criar Nova Partitura.
  • Acesse o menu Arquivo → Novo…
  • Utilize as teclas de atalho Ctrl + N.
  • Clique no botão Criar nova partitura na barra de ferramentas.

Depois que você fizer qualquer uma dessas ações, irá aparecer uma janela onde você poderá colocar o título, subtítulo, compositor, letrista e copyright da música. Você também pode deixar em branco se quiser colocar essas informações mais tarde. Feito isso clique em Próximo.

Na janela seguinte irá aparecer uma lista de modelos de partitura com várias formações diferentes. Se já tiver o modelo que você irá utilizar é só clicar nele e seguir para o próximo passo. Se não, você pode escolher os instrumentos. Para isso clique em Escolha Instrumentos.

Na janela que aparecer haverá um campo, à esquerda, com os instrumentos agrupados por famílias e à direita os instrumentos que farão parte da nova partitura.

Para adicionar o instrumento, clique duas vezes em cima do nome dele ou no botão Adicionar. Para remover o instrumento adicionado, clique sobre o nome dele no campo da direita e clique no botão remover. Para mudar a ordem dos instrumentos há os botões Para cimaPara baixo.

Ainda é possível adicionar pautas relacionadas a um instrumento. Por exemplo: uma pauta de piano possui dois pentagramas, clave de sol e clave de fá. Por isso, se você adicionar o Piano na partitura, verá que em baixo do nome do instrumento aparecerá Pauta 1 e Pauta 2. Você pode alterar isso, acrescentando pautas ao clicar em Adicionar Pauta, ou excluir clicando em Remover. Isso serve para qualquer instrumento, não apenas o piano.

A última configuração para fazer, se for o caso, é quando se adiciona instrumentos de percussão ou de cordas dedilhadas. É possível escolher o tipo de pauta que irá ser utilizada. A percussão pode escolher entre pautas de 1, 3 e 5 linhas e para as cordas dedilhadas existem várias opções de tablaturas.

Nas janelas a seguir você poderá definir a Armadura de Clave, Andamento, Fórmula de Compasso, Anacruse, e quantidade de compassos da partitura. Depois de feito tudo isso, clique em Finalizar e pronto! Sua nova partitura estará pronta para você começar a escrever.

Caso você tenha esquecido um instrumento, ou sentiu a necessidade de adicioná-lo apenas depois que você já começou sua partitura, é possível acessar a janela de seleção de instrumentos através do menu EditarInstrumentos… Aqui você poderá adicionar novos instrumentos ou excluir instrumentos que não deseja mais, porém não é possível editá-los, mas veremos como fazer isso mais para a frente.

É isso aí! Nos vemos na próxima postagem.

Leave a Reply