Dicas de Finale – #3 Note input e Metatools

Olá a todos. A última dica sobre metatools foi útil para você? Nesta postagem vou falar um pouquinho mais sobre as metatools e como utilizá-las para adicionar os sinais de expressão de uma maneira muito mais rápida.

Adicionando dinâmicas com metatools

Adicionar dinâmicas (e outros sinais de expressão) é feito exatamente da mesma maneira que adicionar articulações com metatools. Você deve estar com a ferramenta “Expression tool” selecionada. Segure a tecla correspondente ao sinal que deseja inserir e clique sobre a nota ou tempo onde deseja que ela apareça. As teclas correspondentes também aparecem em azul na janela de Expressões:

dicas-de-finale-3-exemplo-01

Uma dica para se lembrar das teclas correspondentes às dinâmicas é que o 4 (four) é o forte. A partir daí, diminuindo o valor aumenta a intensidade (com exceção do 0):

  • 1 – ffff
  • 2 – fff
  • 3 – ff
  • 4 – f
  • 5 – mf
  • 6 – mp
  • 7 – p
  • 8 – pp
  • 9 – ppp
  • 0 – pppp

Além das dinâmicas há vários outros sinais de expressão que você pode adicionar usando metatools. Dê uma olhada em cada uma das categorias na janela de expressões. Pode ser que no momento que você precisar utilizar uma delas você não irá se lembrar na mesma hora, mas com o tempo e se sempre que precisar você consultar os atalhos e utilizá-los você vai se acostumando com eles.

Adicionando articulações e dinâmicas durante note input

Agora que você sabe o que são as metatools e como utilizá-las, eu queria falar sobre como inserir articulações e dinâmicas no momento de escrever as notas sem ter que sair da ferramenta de inserção de notas. Isso muitas vezes facilita a nossa vida e evita que fiquemos tirando a mão do teclado sempre que quisermos adicionar uma expressão ou articulação.

A maneira de se fazer isso é bem simples. Quando você estiver adicionando as notas com a ferramenta Simple Entry Tool, logo depois que você adicionar a nota que deseja que tenha uma articulação, pressione o símbolo * do seu teclado numérico. Quando você fizer isso aparecerá uma janela pedindo para você pressionar a tecla da metatool.

dicas-de-finale-3-exemplo-02

Assim que você pressionar a tecla da metatool a articulação correspondente será adicionada na nota. Por exemplo, ao aparecer essa janela, apertando a tecla A você irá adicionar um acento na nota. Caso você deseje escolher a articulação na janela de articulações, é só apertar Enter ou clicar em Select… para abrir essa janela e então você poderá selecionar o símbolo que quiser (útil para quando não houver uma metatool para esse símbolo ou quando você não se lembrar qual a tecla correspondente).

Para adicionar sinais de expressão é exatamente o mesmo procedimento, com a única diferença que em vez de pressionar o símbolo asterisco * você deverá pressionar a tecla X do seu teclado.

Bom, é isso aí, espero que com essa dica vocês possam aumentar sua produtividade ao escrever suas partituras. Nos vemos na próxima postagem.

Deixe uma resposta