Dicas de Finale – #1 Plug-ins

Essa é a primeira postagem de uma série com algumas dicas bem simples sobre o software Finale para melhorar a produtividade na hora de escrever partituras.

A primeira dica é algo muito simples que provavelmente a maioria dos leitores já utiliza: os plug-ins. Eu decidi escrever sobre isso porque eu mesmo utilizei o Finale por muito tempo sem usar nenhum plug-in e quando eu “descobri” o quão úteis eles são, sempre que eu preciso eu os utilizo.

Os plug-ins são ferramentas que facilitam a vida do copista porque aumentam as funcionalidades do programa e fazem com que ações que demorariam um tempo para serem executadas sejam feitas em um clique. O Sibelius e até mesmo o MuseScore também têm a opção de usar e adicionar plug-ins.

Como o nome sugere (“to plug in” = “plugar”), plug-ins não fazem parte do software original, e sim, são adicionados ao programa (cada software tem a sua maneira de fazê-lo). O Finale já vem com alguns plug-ins instalados e que já servem para muitas coisas. Mas existem alguns desenvolvedores independentes que comercializam plug-ins com muitas funcionalidades adicionais.

Os plugins do Finale ficam no menu “Plug-ins” e são agrupados em submenus. Eu recomendo que o leitor olhe cada um dos plug-ins para saber as opções que tem. Aqui eu vou mostrar a utilização de apenas um para exemplificar como eles podem aumentar a nossa produtividade.

Quando temos que escrever uma partitura cheia de crescendos, diminuendos e indicações de dinâmica, é muito comum ficar tudo desalinhado, obrigando o copista a alinhar os itens um a um. Porém o plug-in “Align/Move Dynamics…” faz essa tarefa automaticamente para nós. Ao abrir o plugin, que está em “Plug-ins -> TG Tools -> Align/Move Dynamics…”, irá abrir a janela que está mostrando na imagem. Nessa janela é possível configurar como as dinâmicas serão alinhadas (usando o elemento mais perto do pentagrama, ou o mais longe, ou usando a média das distâncias, ou definindo um valor absoluto para todas). Você também pode definir quais os tipos de elementos que serão afetados.

Exemplo-01

A animação a seguir mostra o antes e o depois de usar o plug-in.

exemplo-01

É isso. Espero que essa dica seja útil para vocês. Até a próxima!

Deixe uma resposta